Área Restrita
(21)9.7128-8797
(21)2705-4797

Obsessivo-Compulsivo

Pensamentos, idéias ou impulsos persistentes, intrusivos, inapropriados e que causam acentuada ansiedade ou sofrimento, pode-se definir desta forma as obsessões. O que as difere das simples preocupações é o fato de que a pessoa tenta suprimir, ignorar ou neutraliza-las através de outro pensamento ou ação.

As compulsões são comportamentos repetitivos, estereotipados, ritualizados, demorados (p.ex. lavar as mãos, checar portas repetidas vezes para se assegurar que estão trancadas, etc.) ou atos mentais (rezar em voz baixa, cantarolar determinada canção, etc) que a pessoa se sente obrigada a executar em resposta a um pensamento obsessivo.

 

Continue Lendo

Assim, a compulsão cumpre o papel de evitar ou reduzir o sofrimento causado pelo pensamento obsessivo ou ainda evitar alguma situação temida.

Mas mesmo para a pessoa que sofre deste distúrbio as compulsões são irreais ou excessivas. Para se caracterizar o distúrbio é necessário que as obsessões ou compulsões causem acentuado sofrimento, consumam bastante tempo na sua execução e interfiram no funcionamento diário.

É comum que as pessoas que sofrem desses distúrbios destinem grande parte do seu dia para executar os seus rituais. Um diagnóstico diferencial tem que ser determinado visando afastar outras causas ou transtornos associados (depressão, por exemplo) para determinar o tratamento mais adequado.

Pode haver também o desencadeamento de esquiva fóbica(evitação),  já que a pessoa passa a evitar situações ou locais que podem desencadear pensamentos obsessivos ou mesmo comportamentos compulsivos (p.ex. evitar banheiros públicos por medo de ser contaminado).

Embora seja comum os dois distúrbios estarem associados (Obsessão e Compulsão), eles podem também aparecer isoladamente.

Newsletter

Assine nosso Newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Canais de atendimento

(21) 9.7128-8797
(21) 2705-4797
Funcionamento De segunda a sexta de 7h às 21h e sábados de 7h às 13h