Área Restrita
(21)9.7128-8797
(21)2705-4797

Estresse Pós-traumático

Pode ser desencadeado pelo testemunho, confronto ou vivência com um ou mais eventos que envolveram morte, grave ferimento, reais, ameaças, ou risco a integridade física própria ou de outras pessoas. Ex.:Seqüestros, assaltos, ataques sexuais(estupros), acidentes.

A resposta da pessoa frente ao evento é de intenso medo ou horror. São sintomas típicos : persistência de imagens perturbadoras, pensamentos, sonhos, pesadelos ou ilusões que freqüentemente reproduzem a exata experiência traumática, perturbações do sono, irritabilidade ou surtos de raiva, dificuldade de concentração, hipervigilância e resposta exagerada a sustos.

Continue Lendo

Evitação de pensamentos, locais, pessoas, sentimentos ou conversas associadas ao trauma . Agir ou sentir como se o evento estivesse ocorrendo novamente, podendo ser desencadeado por estímulo internos ou externos que simbolizem o trauma sofrido.

O início dos sintomas pode ocorrer até 6 meses após o evento estressante. Embora raro, existem relatos de (re)aparecimento de sintomas até sete anos após a exposição da pessoa ao referido evento  traumático.

Durante a revivência da experiência traumática ou após esta, o indivíduo pode apresentar pelo menos 3 dos seguintes sintomas dissociativos (a realidade se confunde com a fantasia):

• Estupor - Distanciamento, ausência de resposta emocional
• Redução da consciência (como se estivesse ausente, "sonhando")
• Desrealização
• Despersonalização
• Amnésia dissociativa (incapacidade de recordar um aspecto importante do trauma).

A perturbação causa sofrimento clinicamente significativo e/ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Não existe ainda uma clara determinação que explique por que nem todas as pessoas desenvolvem o estresse pós-traumático mesmo expostas a eventos traumáticos. Entretanto, o equilíbrio existente entre os fatores biopsicossocial parece determinar essa diferença.

Newsletter

Assine nosso Newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Canais de atendimento

(21) 9.7128-8797
(21) 2705-4797
Funcionamento De segunda a sexta de 7h às 21h e sábados de 7h às 13h