Área Restrita
(21)9.7128-8797
(21)2705-4797

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Desatenção, hiperatividade e impulsividade, são os três sintomas clássicos deste transtorno.
O (**)DSM-V subdivide o TDAH em três tipos:

  1. a) Predomínio de sintomas de Desatenção,
    b) Predomínio de sintomas de Hiperatividade/impulsividade
    c) Combinação de mais de um tipo

A desatenção, hiperatividade e impulsividade , como sintomas isolados, podem ser fruto de problemas na vida de relação das crianças (pais, colegas, amigos) e de sistemas educacionais inadequados ou mesmo associar-se a outros transtornos comumente encontrados na infância e adolescência. Assim, o diagnóstico adequado deve contextualizar os sintomas na história de vida da criança. As crianças com TDAH apresentam persistência dos sintomas (desde a idade pré-escolar, ou pelo menos um período de vários meses com sintomatologia intensa).

Continue Lendo

As pesquisas mostram que a maioria (65%) das crianças com TDAH chega à idade adulta com um padrão de problemas semelhante aos da infância , experimentando dificuldades no trabalho, família e demais áreas onde se insira. Em face da alta presença de co-morbidades -pesquisas referem altas índices de incidências em portadores de TDAH: Depressão (15 a 20%) Ansiedade (+-25%) e de Aprendizagem(10% a 25%). Assim, é oportuno avaliá-las em conjunto e tratá-las.

Nos portadores de TDAH, os neuro-transmissores dopamina e noradrenalina (substâncias químicas do cérebro que transmitem informações entre as células nervosas) encontram-se diminuídos, fazendo com que a atividade do córtex pré-frontal seja menor, o que reforça a hipótese de ser uma disfunção neurobiológica. Assim, existe uma diminuição das funções do córtex pré-frontal, que é a região do cérebro que gerencia as chamadas funções executivas, responsáveis por: observar, guiar, direcionar e/ou inibir o comportamentos, organizar, planejar e realizar a manutenção da atenção e do auto-controle.

Essa disfunção é crônica, herdada na grande maioria das vezes, daí sua presença desde a infância.

(**)DSM-V Quinta Edição Traduzida do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - Associação Psiquiátrica Norte-Americana.

 

Newsletter

Assine nosso Newsletter e receba novidades diretamente em seu e-mail.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Canais de atendimento

(21) 9.7128-8797
(21) 2705-4797
Funcionamento De segunda a sexta de 7h às 21h e sábados de 7h às 13h